sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Cinemateca Júnior e 19º Festival de BD da Amadora












Nos dias 5 e 6 de Novembro os alunos do 7º ano de escolaridade do Agrupamento Vertical de Escolas de S. Pedro do Mar de Quarteira foram a Lisboa visitar o 19º Festival de Banda Desenhada da Amadora e a Cinemateca Júnior nos Restauradores. Esta deslocação no primeiro período até à capital começa a tornar-se um hábito no nosso calendário escolar, porque esta visita de estudo é muito bem aceite pela maioria dos alunos – talvez pela forma tão simpática como temos sido recebidos e pela excelência das exposições. Os alunos foram acompanhados pelas professoras Ana Frade, Joana Vale e Maria João Colaço, no primeiro dia e por Lina Silva, Maria Emília Coelho, Célia Arraiolos, Filipa Duarte, além do professor Miguel Neta e de mim, que os acompanhei nos dois dias. O nosso espírito de entreajuda (e também alguma dose de paciência) também foi muito importante para o sucesso da iniciativa.
Em cada um dos dias, os alunos foram divididos em dois grupos em que um deles se desloca à Amadora enquanto o outro visita a Cinemateca Júnior. Após o almoço, trocam.
Na edição deste ano, o festival de Banda Desenhada tinha como tema a “Tecnologia e Ficção Científica” com exposição de pranchas e ilustrações de vários desenhadores e argumentistas, com diferentes técnicas, e de épocas distintas – foi com alguma nostalgia que pude rever Flash Gordon e até A Guerra das Estrelas. Os alunos ficaram especialmente impressionados com o apuramento técnico de algumas ilustrações de Yu Lu e Hong Lee no stand dedicado à China. Além disso viram a exposição dos trabalhos concorrentes e respectivos vencedores no habitual concurso de BD e assistiram ainda a filmes de animação no auditório.















Em Lisboa, nos Restauradores, estava reservada uma surpresa. Na sala de cinema da Cinemateca, os alunos puderam assistir ao documentário "A História da Lanterna Mágica" de Ivan Steiger, que foi especialmente programada para os nossos alunos. Além disso, vimos uma película de cinema, visitámos a exposição interactiva de pré-cinema com alguns brinquedos ópticos (taumatrópios, zootrópios, praxinoscópios, etc), mas também a exposição sobre a evolução da fotografia até à criação do movimento e assistimos aos filmes da primeira sessão dos irmãos Lumiére. Nofinal ainda recebemos uma pasta. Infelizmente, apenas os alunos que já tiveram cinema no sétimo ano puderam relacionar esta espectacular exposição com o que aprenderam nas aulas, por isso, espero que os restantes possam ter um professor o mais rapidamente possível. Mais uma vez, o nosso agradecimento à disponibilidade e fantásticas explicações da Mariana, Teresa, Simona e Cristina que tão bem nos receberam. Então até para o ano, com mais alunos.





















PF

Nenhum comentário: